Casa / Brasil / Casal abre fábrica de laticínios após participar de GQC em Divino
Cosméticos e perfumaria com preços especiais!

Casal abre fábrica de laticínios após participar de GQC em Divino

casal realiza sonho de ter fábrica de laticínios após programa do Senar

Um casal de Divino mudou a postura frente ao próprio negócio na cadeia leiteira e ampliou o rol de produtos após a participação do programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC). Adriana e Ricardo construíram uma pequena fábrica na comunidade de Bom Jesus do Divino, onde moram, e utilizam todo o leite produzido na propriedade na fabricação de requeijão em barra, doce de leite, queijo trança e iogurte.

“Antes do programa, o trabalho era menos organizado e sem planejamento. A gente só fazia o requeijão. Achamos que o GQC seria uma boa oportunidade para dar uma alavancada em nosso negócio”, comentou a produtora Adriana Lopes de Lima Gomes.

Ela e o marido criaram a marca Degusty Minas. A produção é feita em família, com o auxílio do filho Antônio, na fazenda Bom Destino. Segundo Adriana, isso só foi possível após a participação de GQC. O próximo passo do casal é conseguir a certificação.

“Fizemos nossa queijaria, que ficava só no papel. Organizamos melhor nossas vendas e o lucro cresceu. Nossa higienização ficou ainda melhor. Tudo graças ao treinamento. É maravilhoso produzir nossos produtos, gostamos muito do nosso trabalho. O nosso custo com despesas é muito baixo, então o lucro é muito bom. Minha família produzia o leite, mas não os produtos. Transformar o nosso leite em produtos de qualidade é um sonho realizado”, diz o casal.

Segundo a mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Divino, Viviane Souza Cunha, o casal sentiu-se seguro para dar esse passo após ter acesso ao conhecimento e às orientações de qualidade transmitidas pelo programa.

“Ao ter contato com o GQC, o produtor descobre a importância de fazer anotações referentes ao negócio, passa a saber em que e quanto investir e, principalmente, o seu lucro em cima desse investimento. Promove, então, um crescimento sustentável. Faz com que ele se sinta preparado para tomar as decisões necessárias para o sucesso da sua empresa rural. Abre novos caminhos, quebra paradigmas”, destacou.

O administrador José Heleno Húngaro, instrutor do treinamento, explicou que o GQC foi um marco para Adriana e Ricardo. “A partir do curso, aquilo que era uma vaga ideia na cabeça transformou-se em objetivos minuciosamente calculados. Eles aprenderam a separar as despesas da família das despesas do negócio e, com isso, conseguiram estabelecer objetivos de crescimento e melhorias. Se não fosse pelo GQC, como eles disseram, poderiam até ocorrer essas mudanças, mas em futuro longínquo, com muita hesitação”.

Gestão com Qualidade

Desde 2017, o município de Divino já contou com a realização de quatro turmas do GQC, beneficiando cerca de 80 pessoas. O GQC é um programa de gestão com maior enfoque no planejamento estratégico da empresa rural.

“As ferramentas gerenciais são amplamente trabalhadas, integrando-as às áreas funcionais da empresa e, ao final do curso, o participante tem como produto um Plano de Gestão com Qualidade. A proposta é que o produtor comece a se ver como um empresário rural, tirando a empresa da ‘cabeça’ e colocando-a no ‘papel’”, explicou o instrutor.

Ainda segundo Húngaro, na atual conjuntura econômica, o produtor precisa se preparar já que as margens de lucro estão cada vez mais achatadas.

“Se o produtor não tiver o cuidado de fazer um rígido controle, em todos os aspectos, sobre sua atividade econômica, corre o risco de não conseguir sobreviver no mercado. É importante que o produtor tenha eficiência produtiva aliada à eficiência administrativa para que obtenha sucesso em qualquer atividade”.

Assessoria de Comunicação – Regional Viçosa

Sobre Antenor Gonçalves Neto

Jornalista - DRT 18587/MG

Verifique também

Sete trabalhadores em condições de escravidão são resgatados em Manhumirim

Os trabalhadores saíram da cidade de Caetanos, na Bahia, a mais de 800km de Manhumirim …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Open chat
1
Olá!
Em que podemos ajudá-lo!

Clique aqui e fale com a gente!