Casa / Brasil / São Francisco do Glória – Plantas ornamentais são possibilidade de renda
Cosméticos e perfumaria com preços especiais!

São Francisco do Glória – Plantas ornamentais são possibilidade de renda

O instrutor, Eduardo Elias Silva dos Santos destacou que há um grande mercado para produtores de plantas ornamentais em Minas Gerais e chamou atenção para a maior presença de mulheres na turma.

O Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES ofereceu capacitação para Implantação de viveiros, reprodução e cultivo de plantas ornamentais a nove produtores de São Francisco do Glória. A turma recebeu instruções sobre montagem de viveiro de mudas, construção de estufa, métodos de reprodução, sistema alternativo de irrigação, preparo de substrato, e ainda sobre cálculo de custos e estratégias de vendas, em três cursos.

O presidente do Sindicato, Júlio Ferrari se reuniu com a turma e ofereceu espaço na Feira da Agricultura Familiar, realizada pela entidade, para comercialização.

O instrutor, Eduardo Elias Silva dos Santos destacou que há um grande mercado para produtores de plantas ornamentais em Minas Gerais e chamou atenção para a maior presença de mulheres na turma. Eduardo aponta a atividade pode ser desenvolvida por elas em um espaço pequeno, a baixo custo. Segundo o professor é possível produzir 200 mudas em apenas em 1m². 

“É uma atividade bastante rentável e há espaço para novos produtores. O isolamento social causado pela pandeia da Covid-19 afetou o abastecimento em muitos municípios, pela falta de produtores locais, ou mais próximos. Acredito que seja um momento oportuno para o agricultor entrar nesse ramo diversificando suas atividades”, comentou.

A jovem Maria Clara Laviola Pedrosa e sua mãe Myrian Carvalho Laviola Pedrosa vendem suculentas e cactos no município e nas cidades vizinhas de Fervedouro, Miradouro e Muriaé. “Nós vendemos pela internet e o curso abriu meus olhos para novas possibilidades de crescimento, com mais variedade de plantas e mais qualidade. Precisamos valorizar a produção de plantas da nossa região e desenvolver nosso potencial fazendo parcerias. Podemos ser um polo conhecido nesse segmento”, comenta Maria Clara. 

A produtora Galdina Mont Serrat Riguete Narde teve os primeiros contatos com plantas ornamentais para tratar a depressão e atualmente comercializa diversas plantas e mudas. Para ela, o curso realizado na sua propriedade, foi uma oportunidade para se aprimorar. “Tivemos um excelente professor, com alto nível de conhecimento e calma para ensinar. Descobri o que fazia de errado e aprendi muito, tanto na teoria quanto na prática”.

Sobre Antenor Gonçalves Neto

Jornalista - DRT 18587/MG

Verifique também

Ministério inaugura pontos de internet em estações de trem no RN

O Ministério das Comunicações lançou hoje (17) mais uma etapa do programa Wi-Fi Brasil no Rio Grande …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Open chat
1
Olá!
Em que podemos ajudá-lo!

Clique aqui e fale com a gente!