Nos últimos dias, avisos falsos sobre a cassação ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de milhares de motoristas começaram a circular por todo o Brasil. É bem possível que você tenha recebido uma dessas notificações. No entanto, essas mensagens, geralmente recebidas por WhatsApp, SMS ou e-mail, fazem parte de um novo golpe.
De acordo com informações da Associação Nacional dos Detran (AND), já há alertas e casos dessas mensagens de falsa suspensão da CNH registrados em 18 das 27 Unidades Federativas Nacionais.
???Como o golpe funciona:
Primeiro, a vítima recebe uma notificação de alerta, e isso pode ocorrer por e-mail, SMS ou WhatsApp. As mensagens geralmente adotam em tom alarmista, afirmando que a habilitação do condutor precisa ser regularizada com urgência para não ser suspensa ou cassada. O texto então indica que o receptor acesse um link.
As mensagens têm sempre um ponto em comum: em todas, é preciso consultar um site falso para saber mais informações. E é aí que é preciso redobrar o cuidado. Ao entrar no link, o motorista se depara com uma imitação do portal do Governo Federal, em que é necessário que o usuário insira o número do seu CPF para acessar a conta.
Depois disso, o site falso revela informações pessoais, como nome completo dos pais e da vítima, além de avisos que “confirmam” a falsa suspensão da CNH. Dessa forma, o condutor é orientado a realizar o pagamento de uma taxa até determinado prazo, para evitar que seu direito de dirigir seja interrompido.
O pagamento é feito através de boletos falsos, QR Code ou código de uma chave pix que nada têm a ver com os órgãos oficiais de trânsito brasileiros. Até o momento, os valores do golpe variam entre R$ 99 e R$ 193.
? Recebeu alguma notificação do DETRAN e está com dúvidas ? Consulte nossa Central de atendimento 32-999190429